Oscar 2025 - Análise e Favoritos
Com a temporada de premiações para filmes de 2024 chegando ao fim, a expectativa para a principal premiação da indústria cinematográfica cresce. Aqui faço uma breve análise sobre o que podemos esperar das principais categorias para a cerimônia do Oscar que ocorrerá no dia 2 de março.
Filme Internacional
Ainda Estou Aqui - Brasil
A Garota da Agulha - Dinamarca
Emilia Pérez - França
A Semente do Fruto Sagrado - Alemanha
Flow - Letônia
Emilia Pérez foi o longa favorito da temporada e o filme que mais venceu prêmios até agora. Porém, após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, muitos americanos começaram a finalmente assistir ao longa, que está repercutindo super bem nos Estados Unidos (onde está a maioria dos votantes). Coincidentemente, os incêndios de janeiro em Los Angeles atrasaram a lista de indicados ao Oscar, e a indicação de Ainda Estou Aqui é vista como fruto do tempo extra que os votantes tiveram para assistir a mais filmes. Hoje, Ainda Estou Aqui é o favorito na categoria, mas Emilia Pérez ainda possui chances de surpreender.
Animação
Flow
Divertida Mente 2
Memórias de Um Caracol
Wallace & Gromit: A Vengança
O Robô Selvagem
Este ano está sendo considerado por muitos analistas como o melhor na história da categoria de animação. Se lançados em anos diferentes, todos os filmes disputando aqui poderiam ter se tornado favoritos. Flow conseguiu a vitória na maioria das premiações de cinema independente, enquanto O Robô Selvagem tem vencido as grandes premiações da indústria e é o favorito para o próximo domingo. Historicamente, a Academia do Oscar tem a tendência de favorecer obras da Disney/Pixar, mas a vitória de Divertida Mente 2 parece bem improvável.
Efeitos Visuais
Alien: Romulus
Better Man: A História de Robbie Williams
Duna: Parte 2
Planeta dos Macacos: O Reinado
Wicked
Este tem sido o prêmio de consolação para uma temporada vista como decepcionante para Duna, e no Oscar a história deve se repetir, com este sendo um dos prêmios para o épico de Denis Villeneuve, que também é favorito na categoria de Melhor Som.
Direção de Arte/Design de Produção
O Brutalista
Conclave
Duna: Parte 2
Nosferatu
Wicked
Figurino
Um Completo Desconhecido
Conclave
Gladiador 2
Nosferatu
Wicked
Design de Produção e Figurino são as duas categorias que Wicked tem vencido em quase todas as premiações norte-americanas, e no Oscar não deve ser diferente. O filme é baseado em uma peça muito popular no país e se tornou um “queridinho” da indústria.
Maquiagem e Cabelo
Um Homem Diferente
Emilia Pérez
Nosferatu
A Substância
Wicked
Historicamente, o Oscar é uma premiação que sempre teve muito preconceito com o terror. Esta é uma das poucas categorias em que o gênero costuma ser reconhecido, e A Substância deve levar a estatueta. Apesar de não estar sendo muito discutido, o Oscar é uma premiação que sempre surpreende em pelo menos 1 ou 2 categorias por ano, e Um Homem Diferente pode ser uma das surpresas deste ano.
Montagem
Anora
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Neste ano, a premiação do sindicato de editores vai acontecer após o Oscar, o que dificulta a análise. Porém, para as premiações do sindicato, Anora é o favorito na categoria de comédia e Conclave em drama, portanto a disputa deve ficar entre os dois, com favoritismo para Conclave.
Fotografia
O Brutalista
Duna: Parte 2
Emilia Pérez
Maria Callas
Nosferatu
Esta categoria tem um grande favorito em O Brutalista e baixíssimas chances de qualquer surpresa, visto que o longa vem vencendo em quase todas as premiações que participa e preza muito pela cinematografia.
Roteiro Original
Anora
O Brutalista
A Verdadeira Dor
Setembro 5
A Substância
A Substância venceu vários prêmios de roteiro, mas tendo em vista o preconceito histórico do Oscar com o terror, Anora se torna o favorito após ter vencido o prêmio do sindicato de roteiristas. A indicação de Setembro 5 foi vista com curiosidade, e dado o histórico da academia de surpreender, existe a teoria de que essa poderia ser a grande surpresa deste ano.
Roteiro Adaptado
Um Completo Desconhecido
Conclave
Emilia Pérez
Nickel Boys
Sing Sing
Conclave é o grande favorito e deve levar a estatueta. Existe alguma esperança de esse ser o prêmio de consolação para Um Completo Desconhecido ou Sing Sing, mas não acho que esses longas tenham força suficiente.
Ator Coadjuvante
Yura Borisov - Anora
Kieran Culkin - A Verdadeira Dor
Edward Norton - Um Completo Desconhecido
Guy Pearce - O Brutalista
Jeremy Strong - O Aprendiz
Kieran Culkin venceu em praticamente todas as premiações que participou, vai vencer no Oscar também, e provavelmente fará um dos discursos mais divertidos da noite. A chance de qualquer surpresa aqui é minúscula, e a verdade é que Kieran Culkin deveria estar concorrendo como ator principal, e não coadjuvante.
Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro - Um Completo Desconhecido
Ariana Grande - Wicked
Felicity Jones - O Brutalista
Isabella Rossellini - Conclave
Zoe Saldaña - Emilia Pérez
Zoe Saldaña é a favorita e, assim como Kieran Culkin, venceu em quase todas as premiações. A diferença é que, durante o período de votação, várias polêmicas em torno de Emilia Pérez estouraram, e é impossível prever o quanto isso pode ter impactado no favoritismo da atriz. Se a premiação não for dela, todas as outras competidoras têm chance de surpreender.
Ator
Adrien Brody - O Brutalista
Timothée Chalamet - Um Completo Desconhecido
Colman Domingo - Sing Sing
Ralph Fiennes - Conclave
Sebastian Stan - O Aprendiz
Aqui temos uma situação parecida com a categoria de Atriz Coadjuvante. Adrien Brody era visto como favorito, mas durante o período de votação, polêmicas quanto ao uso de Inteligência Artificial para ajustar o sotaque do ator tomaram conta dos sites de notícia, e não existe forma de medir o impacto disso, já que todas as outras premiações já haviam encerrado seu período de votação. Se realmente houver impacto nas chances do ator, a vitória deve ser de Timothée Chalamet, que venceu o prêmio do sindicato de atores no último domingo. Dito isso, ainda acredito que Adrien Brody será o vencedor.
Atriz
Cynthia Erivo - Wicked
Karla Sofía Gascón - Emilia Pérez
Mikey Madison - Anora
Demi Moore - A Substância
Fernanda Torres - Ainda Estou Aqui
Existe bastante expectativa entre os brasileiros com as chances de um Oscar para Fernanda Torres, mas é preciso deixar bem claro que a disputa é entre Mikey Madison e Demi Moore (que pode perder votos por conta do já mencionado preconceito com o terror). É importante notar que, nos últimos dois meses, a brasileira deixou de ser uma completa desconhecida nos EUA para se tornar capa de vários sites de notícias da indústria, com muitas personalidades e críticos argumentando que o prêmio deveria ser dela. A favorita ainda assim é Demi Moore, mas existe espaço para se ter esperança de uma vitória brasileira.
Direção
Sean Baker - Anora
Brady Corbet - O Brutalista
James Mangold - Um Completo Desconhecido
Jacques Audiard - Emilia Pérez
Coralie Fargeat - A Substância
Sean Baker é o principal candidato da temporada. Durante os últimos meses, tivemos vitórias em diferentes premiações para Brady Corbet, Coralie Fargeat e Jacques Audiard. Apesar de isso criar um cenário onde aparentemente qualquer indicado pode vencer, Sean foi o vencedor da premiação do sindicato de diretores, e esse costuma ser o indicador mais confiável de quem irá vencer o Oscar na categoria.
Melhor Filme
Anora
O Brutalista
Um Completo Desconhecido
Conclave
Duna: Parte 2
Emilia Pérez
Ainda Estou Aqui
Nickel Boys
A Substância
Wicked
A votação para eleger o vencedor do principal prêmio da noite não é por voto simples como nas outras categorias. Ela é feita por meio de um sistema de ranking que considera a ordem de preferência dos votantes. Isso costuma adicionar uma boa dose de imprevisibilidade ao prêmio, e num ano como este, onde não existe um grande favorito, fica ainda mais difícil prever.
Além disso, nos últimos anos, a Academia do Oscar tem passado por um grande processo de expansão, que visa aumentar a quantidade de membros e ter um grupo de votantes mais diverso. A maior parte dos novos votantes é do cinema independente norte-americano (fora do circuito de Hollywood), que vem sendo chamada de “ala independente”, ou são profissionais que trabalham na indústria cinematográfica de outros países, a “ala internacional”.
O grupo dos independentes parece estar dando favoritismo a Anora, filme cujo diretor é uma das personalidades mais reconhecidas no meio. Já a nova ala internacional parece favorecer Ainda Estou Aqui, enquanto os membros mais tradicionais ficam divididos entre O Brutalista e Conclave.
Além do diretor ter vencido o prêmio do sindicato de diretores, Anora também saiu vencedor no sindicato de produtores, que é o principal termômetro para o Oscar de Melhor Filme. Apesar de os quatro filmes mencionados terem chances reais de vencer, Anora é a aposta mais segura para sair com a estatueta de melhor da temporada.